Alzheimer e Diabetes

Hemoglobina glicada

Guia para HbA1c

HbA1c é um termo comumente usado em relação à diabetes. Este guia explica o que HbA1c é, como ela difere da glicose no sangue níveis e como ele é usado para diagnosticar diabetes .

O que é HbA1c?

O termo HbA1c refere-se a hemoglobina glicada. Ela se desenvolve quando a hemoglobina, uma proteína dentro das células vermelhas do sangue que transporta o oxigênio por todo o corpo, se junta com a glicose no sangue, tornando-se 'glicada'.

Através da medição de hemoglobina glicosilada (HbA1c), os médicos são capazes de obter uma visão global do que os nossos níveis médios de açúcar no sangue têm sido ao longo de um período de semanas/meses.

Para as pessoas com diabetes isso é importante, pois quanto maior a HbA1c, maior o risco de desenvolver complicações relacionadas com a diabetes.

HbA1c também é referido como hemoglobina A1c ou simplesmente A1c .


Definição de HbA1c

HbA1c refere-se a hemoglobina glicada (A1c) , que identifica a concentração média de glucose no plasma
.

Como o HBA1c retorna uma medida média precisa da glicemia média?

Quando o corpo processa o açúcar, a glicose na corrente sanguínea liga-se naturalmente à hemoglobina.

A quantidade de glicose que combina com esta proteína é diretamente proporcional à quantidade total de açúcar que está em seu sistema naquele momento.

Como os glóbulos vermelhos do corpo humano sobrevivem por 8 a 12 semanas antes da renovação, a medição da hemoglobina glicada (ou HbA1c) pode ser usada para refletir os níveis médios de glicose no sangue ao longo desse período, proporcionando um indicador útil a longo prazo do controle da glicose no sangue.

Se os níveis de açúcar no sangue tiverem sido elevados nas últimas semanas, o seu HbA1c também será maior.

Alvos HbA1c

O alvo de HbA1c para povos com diabetes a apontar para é:


  • 48 mmol/mol (HbA1c 6,5%)
  • Note-se que este é um alvo geral e as pessoas com diabetes deve ser dado um alvo individual para visar por sua equipe de saúde.
  • O indivíduo HbA1c deve ter em conta a sua capacidade de atingir o alvo com base no seu dia-a-dia e se você está em risco de ter regular ou grave hypos.

Quais são os benefícios da redução da HbA1c?

Dois estudos em grande escala - a UK Prospective Diabetes Study (UKPDS) e o Diabetes Control and Complications Trial (DCCT) - demonstrado que a melhoria HbA1c por 1% (ou 11 mmol / mol) para pessoas com diabetes do tipo 1 ou tipo 2, diabetes cortes. O risco de complicações microvasculares em 25%.

As complicações microvasculares incluem:

  • Retinopatia
  • Neuropatia
  • Nefropatia diabética (doença renal)

A pesquisa também mostrou que as pessoas com diabetes tipo 2 que reduzem seu nível de HbA1c em 1% são:

  • 19% - menos probabilidade de sofrer catarata
  • 16% - menos probabilidade de sofrer insuficiência cardíaca
  • 43% - menos probabilidade de sofrer amputação  ou morte devido a doença vascular periférica

Como HbA1c difere de um nível de glicose no sangue?

HbA1c fornece uma tendência a longo prazo, semelhante a uma média, de quão alto os níveis de açúcar no sangue têm sido durante um período de tempo.

A leitura de HbA1c pode ser retirada do sangue de um dedo, mas é frequentemente tomada a partir de uma amostra de sangue que é retirada do seu braço.

Nível de glicose no sangue é a concentração de glicose em seu sangue em um único ponto no tempo, ou seja, o momento do teste.

Isto é medido usando um teste de glucose em jejum de glicose, que pode ser realizado usando sangue extraído de um dedo ou pode ser tomado de uma amostra de sangue do braço.

No entanto, os testes de glicose em jejum fornecem uma indicação de seus níveis de glicose atual apenas, enquanto que o teste de HbA1c serve como um marcador geral do que seus níveis médios são durante um período de 2-3 meses.

A HbA1c pode ser expressa como uma percentagem (unidade DCCT) ou como um valor em mmol / mol (unidade IFCC). Desde 2009, mmol / mol tem sido a unidade padrão para usar no Reino Unido.

Quando devem ser testados os níveis de HbA1c?

Todo mundo com diabetes mellitus no Reino Unido deve ser oferecido um teste de HbA1c pelo menos uma vez por ano.

Algumas pessoas podem ter um teste HbA1c mais frequentemente. Isso pode ser mais provável se você tiver recentemente a sua medicação mudou ou sua equipe de saúde estão de outra forma desejando monitorar seu controle de diabetes mais de uma vez por ano.

Embora o nível de HbA1c por si só não preveja complicações do diabetes, sabe-se que um bom controle reduz o risco de complicações.

Referência de informação

Hemoglobina glicada

Article » English, What is HbA1c?, The global diabetes community, Diabetes.co.uk
Blog está presente em redes sociais na página » CMistériosBlog